Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024

VIVO S/A é condenada a pagar R$18.500,00 de danos morais por consumidor incluído indevidamente no SPC/SERASA

Na ação, o consumidor ainda teve declarada inexistente a dívida cobrada pela empresa

há 7 anos

A VIVO/SA, empresa de telefonia móvel, foi condenada a pagar R$18.500,00 a um consumidor por ter mandado inscrever, de forma equivocada, o seu nome nos cadastros de proteção ao crédito.

Na ação judicial, o autor alegou que a dívida que deu origem à inscrição nunca existiu. Assim, pediu que fosse declarada sua inexigibilidade e que a empresa fosse condenada ao pagamento de danos morais.

Em resumo, os pedidos foram acatados pois a empresa não conseguiu comprovar que a dívida realmente existia. E a condenação ao pagamento de indenização por danos morais foi mantida em favor do autor na Turma Recursal, pois ele nunca manteve relação contratual com a empresa e, assim, não poderia ter sido cadastrado indevidamente no SPC/SERASA.

A nosso ver, a condenação é justa e cumpre com seu duplo papel punitivo e pedagógico, pois a inscrição indevida em cadastro de inadimplência precisa ser coibida pelo Poder Judiciário, considerando que é uma prática que beneficia empresas e impõe restrições gravíssimas ao nome de pessoas que, muitas vezes, sequer são as verdadeiras detentoras da dívida cobrada, sendo vítimas de fraude no uso de seus dados pessoais, como o CPF.

Processo nº 0182151-85.2014.8.13.0686, Juizado Especial Cível de Teófilo Otoni/MG.

Veja mais em nossas redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/guimaraesebarrosadv

Instagram: @macelguimaraes

  • Sobre o autorMacel Guimarães, advogado civilista (OAB/MG 131.717)
  • Publicações11
  • Seguidores18
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações273
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/vivo-s-a-e-condenada-a-pagar-r-18500-00-de-danos-morais-por-consumidor-incluido-indevidamente-no-spc-serasa/478721746

Informações relacionadas

ROBISON THEDOLDI JUNIOR, Advogado
Modeloshá 4 anos

[Modelo] Negativação Indevida

[Modelo] Ação de Reparação de Danos Morais por Negativação Indevida, com pedido liminar

Victor Madeiro, Advogado
Modeloshá 3 anos

Ação de obrigação de fazer C/C repetição do indébito e indenização por danos morais por não compensação de energia solar produzida.

Bianca Ragasini, Advogado
Modeloshá 3 anos

Modelo de petição inicial: ação de indenização por danos morais [Atualizado 2021]

Inscrição indevida no SPC e SERASA: como resolver essa dor de cabeça?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)